Para que possamos preservar o território conquistado, é preciso tomar decisões estratégicas para prevalecer na batalha; Decisões essas que promoverão saúde espiritual.
O rei Ezequias tomou 6 decisões estratégicas que iremos conhecer:
1°- Tapou as fontes : Ezequias tapou as fontes existentes em seu acampamento, afim de que o inimigo, ao atacar, não encontrasse lugar onde beber. Para fazer uso da autoridade espiritual é necessário tapar as fontes da nossa vida. Ex: Fontes são todas as áreas não tratadas por Deus; São as hipersensibilidades, covardias, mágoas , ressentimentos, timidez, preguiças e coisas similares. As vezes possuímos fontes enormes em nossa vida. Precisamos tomar a decisão estratégica a partir da pergunta de Ezequias.
"Porque viriam os reis da Assíria e achariam tantas águas?"2º- Fortaleceu-se: O fortalecimento espiritual foi a 2º decisão estratégica de Ezequias. Não existe vitória na guerra se não buscarmos fortalecimento no Senhor; Temos que buscar o fortalecimento diário.
Existem três grandes formas de fortalecimento disponíveis para o cristão, são elas: Oração , Bíblia e o Espírito Santo; Em Atos 4:23-31 temos estas três formas de fortalecimento em ação.
3º- Restaurou todo o muro quebrado: Reparar o muro significa fechar os lugares de entrada do inimigo ; pois como as fontes que servem de alimento para o inimigo, as brechas servem de portas para que ele entre e chegue até as fontes; Não adianta somente tapar as fontes, temos que fechar as brechas do muro, pois se o inimigo achar uma brecha em nosso muro ele vira e destapará a fonte.
Brechas são utilizadas em conjunto com as fontes: Por exemplo, se a fonte for a hipersensibilidade, a brecha será através de contendas; Se for covardia, a brecha será através do medo; Se for a preguiça, a brecha será sempre ter uma visão trabalhosa das coisas.
4º- Ergueu torres: A quarta decisão foi construir torres sobre o muro, para avistar de longe o inimigo se aproximando; Torre significa vigilância. Quando vigiamos enxergamos melhor, pois estamos mais atenciosos .
Tape as fontes, fortaleça-se, repare as brechas do muro da sua vida, mas vigie.
- Não fale qualquer coisa;
- Não ande de qualquer jeito;
- Não murmure;
- Não critique para destruir;
- Não fale pelas costas;
- Não fale demais;
- Não permita que qualquer pensamento que lhe cause mágoa, e que não edifique ocupe sua mente; Veja de longe o que é de Deus e o que não é.
5º- Levantou outro muro: A quinta decisão foi levantar outro muro ao redor do que foi restaurado. Esse segundo muro significa uma vida espiritual dobrada em relação a anterior; Agora com a enfermidade espiritual sarada, precisamos andar diferente de como andávamos. Passe a orar mais que antes, a ler mais, a buscar mais o Senhor.
Se por um muro restaurado é difícil o inimigo passar, imagine por um muro dobrado. Levantar outro muro demonstra avanço espiritual.
6º- Fez armas e escudos : A sexta e ultima decisão estratégica de Ezequias foi fazer armas (para atacar) e escudos (para defender-se).
Quando tomamos posse das armas de Deus podemos atacar o inimigo. Pois com o espaço reconquistado precisamos somente usar as armas que Deus nos dá.
Projete-se irmão, lance-se, mova-se e lute.
Use o nome de Jesus , clame pelo seu Sangue e seja mais que vencedor.
Pr. Fábio de Oliveira
5 comentários:
Boa palavra meu irmão, Deus te abençoe e que use mais e mais para despertar-nos contra as investidas do inimigo.
Deus te abençoe meu irmãos e continue usando mais e mais, para nos despertar contra as investidas do inimigo em nossa vida.
Meu Deus!! Muito edificante!! Que Deus continue inspirando seus pensamentos pastor. Graça e paz!
Palavra abençoada... Gloria a Deus.
Amém bem a sim tudo verdade Deus
Postar um comentário