"E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz."
A palavra paz em hebraico é Shalom. E significa muito mais que a ausência de guerra e conflitos. O significado básico de Shalom é "harmonia, plenitude, firmeza, bem-estar, e êxito em todas as áreas da vida".
Embora a palavra Shalom não seja empregada em Gênesis 1-2, ela descreve o mundo originalmente criado. Existia ali perfeita harmonia e integridade. Deus criou um mundo de paz. "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom" (Gênesis 1:31)
A Interrupção da Paz
Quando Eva deu atenção a voz da serpente, e comeu do fruto proibido, oferecendo-o também a Adão. Eles experimentaram pela primeira vez a culpa e a vergonha diante de Deus, e
consequentemente a paz que possuíam no seu coração foi perdida.
A partir daí toda a humanidade passou a sofrer as consequências da falta de paz.
Na passagem que nos mostra Gideão malhando trigo no lagar, lugar este destinado a pisar uvas, aparece diante dele o Anjo do Senhor, e o esforça e diz que ele era um homem valoroso. (Juízes cap.6)
Pois naquele momento todo o povo de Deus sofria perseguição e a paz tinha fugido do meio do povo, Deus ouviu o clamor do seu povo e escolhe aparecer para Gideão, dando a ele a certeza que estava com o seu povo naquele momento de perseguição.
No versículo 24, Gideão declara pela primeira vez na Bíblia que o Senhor é Paz.
A Restauração da Paz
Embora o resultado da queda fosse a destruição da paz e do bem-estar para a raça humana, Deus prepararia a solução para a restauração do Shalom.
Deus faz a promessa de enviar aquele que seria o Príncipe da Paz através do profeta Isaías.(Isaías 9:6)
As promessas do antigo testamento sobre a vinda do Messias, eram promessas de vitória e paz vindouras.
Por isso, quando se crê em Jesus Cristo, se é justificado pela fé e se tem paz com Deus.(Romanos 5:1)
Apenas saber que Cristo veio como Príncipe da Paz, não garante que a Paz se tornará automaticamente parte da sua vida; Para experimentar a verdadeira paz é necessário aceitar a Jesus como seu único e suficiente salvador.
Pr Fábio de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário